Se as eleições fossem hoje e os candidatos ao governo de Alagoas fossem Renan Filho e JHC, a disputa seria apertada. E põe apertada nisso. A diferença, de acordo com pesquisa do Instituto Falpe realizada entre os dias 29 de março e 6 de abril, em 70 municípios de todas as regiões de Alagoas, com 4,7 mil eleitores, seria apenas de 0,5 ponto percentual entre os possíveis candidatos.
A diferença de Renan Filho sobre JHC é a menor entre todas as pesquisas divulgadas desde outubro do ano passado e pode ser um reflexo, de acordo com alguns analistas, do desgaste vivido pelo governo Lula no momento. “O presidente Lula está no pior momento de popularidade desde o início do atual governo, o que pode ter influenciado negativamente na avaliação de uma possível candidatura a governador de um ministro”, aponta um analista.
O levantamento, divulgado pela jornalista Vanessa Alencar (Cada Minuto) foi estimulado, com cenário único com apenas dois candidatos: o ministro Renan Filho (MDB) e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).
O instituto perguntou aos entrevistados em qual dos candidatos citados votariam para governador, se as eleições fossem hoje: 43,5% responderam Renan Filho e 43% disseram que votariam em JHC, o que caracteriza empate técnico. Nenhum e não opinaram, respectivamente, tiveram 5% e 8,5% das respostas.
A sondagem, no modelo presencial, ouviu 4.757 pessoas. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.
Fonte: Blog do Edivaldo Júnior – Jornal de Alagoas