Nessa quinta-feira (27), foi divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) o relatório anual dos “Cabeças” do Congresso Nacional, que identifica quem são os políticos mais influentes e atuantes. Essa é a 31° edição desse relatório e destaca os 100 parlamentares que se destacam no momento.
Na lista divulgada por ordem alfabética, três alagoanos são citados: o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), e o deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), além do senador Renan Calheiros (MDB-AL). De acordo com o estudo, esses políticos se destacam pela capacidade de conduzir debates, negociações e votações, além da eficiência na articulação política e na formulação de propostas.
Outra informação relevante é que de segundo o relatório, 69 desses parlamentares são deputados e apenas 31 senadores. Em relação ao partido, é mostrado que os sustentam o governo Lula representam 39% dos influentes, incluindo a Federação PT/PCdoB/PV, a Federação PSol/Rede, PSB e PDT. Quando somados aos partidos da base, a marca chega a 76% enquanto a oposição, soma 16% dos “cabeças”.
Ainda segundo o relatório os partidos, mais focados na luta político-ideológica, têm menor influência no processo de decisão do congresso. Já os partidos considerados neutros, que não tem ligação de ministérios e nem são oposição radical como o Solidariedade e Podemos, somam 7% dessa lista.